sábado, dezembro 01, 2012


Alimentação aos 2 Anos


Pedro sempre comeu muito bem, teve alguns poucos momentos de se alimentar mal. Mas como toda mãe é neurótica mesmo, com alimentação as pessoas me falavam que era normal.

Quem cuida da alimentação do Pedro é a minha mãe e eu, ela prepara a maioria dos alimentos e Avó vocês sabem né, só faz o processo de engorda apesar do Pedro nunca nunca engordar. Além de comprar ( rsss) eu escolho e vou orientando minha mãe sobre coisas que ele deve comer.

Apesar que o Pedro já escolhe exatamente o que ele quer comer, muitas vezes ainda não é o horário do almoço ou jantar ele pede papá, e não adianta vir com fruta, pão até mesmo uma guloseima ou salgadinho.
Quando ele que papá é papá.

Eu sempre comi de tudo quando era pequena (e continuo comendo), tipo gilo, pimenta e alho inteiro.
Minha criação foi bem humilde, coisinha diferente era só no dia da compra quando papai recebia e levava a gente no mercado para escolher alguma coisa, isto uma vez ou outra.

Então o básico era o mais gostoso, e não tinha isso de fazer firula no prato não, carinha, boquinha etc. Tinha que comer a vida do jeito que ela é rsss

E foi assim que aprendemos eu é meus irmãos, e é assim que faço com o Pedro.

Ele já não aceita comer com ajuda da gente, quando é a hora da refeição ele já pega seu talher e vai para mesa.

Também não desfiamos muito a carne nem picamos demais e amassamos os alimentos, gosto de deixar em porções médias para ele morder e mastigar, afinal na idade de 2 anos a dentição de leite já esta concluída.

Ele já come sozinho as vezes de colher e as vezes de garfo com ponta grossa, ele tem até preferência por um da Tramontina que ele ganhou de presente, especialmente ele sempre pega este pois é adequado para ele, é também e parecido com o nosso, então ele acha isso super especial.

Pedro come de tudo mesmo, cebola, conhece o nome da maiorias das frutas e legumes, muitas vezes pede pelo nome algumas delas.
Preparamos os alimentos dele com pouco óleo mesmo sendo de girassol, ele consome quase nada de fritura e gosta muito de frutas e legumes inteiros.
Ama um peixinho, pelo menos uma vez por semana ele consome.

Geralmente as refeições são assim:
            • Café da Manhã:
            • Leite + Bisnaguinha ou Pão Francês  (ele ama mortadela, mas evito dar)
            • Antes do almoço
            • 2 bananas in natura ou com farinha láctea
            • 1 ameixa ou abacate as vezes danoninho.
            • Almoço
            • Arroz, feijão, frango ou carne, salada e sempre 2 opções de legumes cozidos.
            • Suco
            • Lanche
            • Fruta + Pão + leite  ou danoninho
            • Jantar 
            • Repete o almoço
            • As vezes antes de dormir ele pede uma porcaria para comer tipo Tate (chocolate).
Minha mãe faz algo muito legal, leva ele muitas vezes na cozinha para acompanhar o preparo da comida, de mexer  a comida na panela, lavar a verdura, amassar a banana com mais alguma fruta de fazer o suco, e ele fica todo feliz lambe os beiços e diz hum deliça mamai (ele chama  minha mãe de mãe tbm)

Claro que evitamos dar refrigerantes, doces e afins mas em casa tem doces para ele, as vezes ele come sim, não gosto de dar muito, mas ele não troca a papá dele por nada disso graças a Deus, espero que continue assim.

Outro dia fiz um passeio com ele, que foi muito muito legal recomendo para todas as mamães fazem com seus filhos. Levei ele na feira do CEAGESP em SP é uma feira livre toda cidade tem.

Então a gente foi tranquilamente de banca em banca vendo os legumes as frutas, os feirantes deram várias frutas para ele provar, ele comeu sem lavar mesmo, foi uma festa só.

Ele reconheceu muitas delas como o brócolis, melancia, batata, tomate, banana, laranja, morango e uva.
E conheceu algumas bem diferentes até para mim, passou a mãozinha em muitas para sentir a textura sentir o cheiro, foi ótimo.

É assim vem dado certo, ele come cebola, come chocolate enfim come de tudo.

A única coisa que vou evitar o máximo que eu puder de verdade e dar o tal do MC, pois eu acho horrível, já estive com ele no MC ele consumiu o suco e a batata o lanche e aquela maça dispensou.
Mas vai chegar um dia que ele vai querer comer e eu não vou ignorar, vou deixar provar e vou continuar orientando ele e ajudando nas suas escolhas.
Afinal nós pais somos partes essenciais neste processo de aprendizagem e não de sabotagem.

E vocês como fazem com a alimentação dos pequenos?


Algumas fotos do nosso passeio no CEAGESP - RECOMENDO!!!



Comendo melancia 

Cebolas várias, Penino ele achou engraçado a textura, e tomate ele queria pegar todos.

Fiquei mega assustada ele comeu 4 bananas, nem tinha banana por perto e ele estava pedindo


Cheiro forte da Cebola Rocha e Brócolis tinha até uns passarinhos fazendo uma boquinha nesses  rsss 

Ama Tomate!!! 

E ai como vocês fazem?

Alimentação é um negocio complicado né? 

Sei que tem muita mamãe que quebra a cabeça ai para o filhote comer bem.

Mas o importante é eles estarem crescendo bem, afinal o Pedro come come é não engorda.

2 Comentários

2 comentários:

Lourdes Fajardo disse...

Maria Angélica excelente post, você é uma mãe maravilhosa, esposa dedicada e amiga. bjs

Vanessa Cavasotto Leite disse...

Lucas varia, tem dias que come bem outros só me enrola! Tem dias que almoça nada e janta bem, ou o contrário.
Agora já come o mesmo que a gente, ama panqueca, que fazemos colocando espinafre na massa. Adora cenoura cozida e todas as carnes, inclusive peixe tb.
Gosta muito de massa, compro uma italiana que tem formato de veículos: trenzinho, moto, carro e de animais: leão, tartaruga, girafa...
Faço de vez em quando uma tortinha de espinafre bem simples, quase um omelete, ele adora.
Carne moída com legumes cozidos também é bem aceito.
É bem de lua com arroz e feijão.
A única coisa certa é a bagunça pra comer, também come sozinho e se diverte com a comida.
Na escola sempre come bem, repete, sempre.
Gosta de frutas e o que acho incrível: ama uva passa!
Adorei as fotos dele na feira, que amor!
Beijos

Postar um comentário

Adoro quando você comenta !

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu

Minha foto
Sou aquela que quer ter blog, mas não tem tempo para nada! Mas quando faço é com amor e carinho