domingo, dezembro 11, 2011


Televisão pode ?



Existe uma variedade de filmes, programas e desenhos para crianças.

Muitas vezes usamos a televisão como uma ferramenta para facilitar o nosso dia a dia, e entreter a criança no momento que precisamos fazer qualquer outra coisa.. (ou seja, uma babá - eletrônica)

Mas fiquei pensando, por esses dias! Muitas pessoas condicionam a criança a ver televisão o dia todo.

As vezes isso acontece aqui em casa, pois eu e pai trabalhamos, minha mãe fica com o Pedro, ela brinca com ele algumas vezes durante o dia, mas a televisão fica o dia todo ligado para ele.

Isso não quer dizer que ele passa do dia prestando a atenção nela, pois em todo ambiente tem brinquedos, e ele não gosta de ficar sozinho, se estamos na cozinha ou outro ambiente ele vai atrás da gente.


Mas posso dizer então que praticamente 50% do dia ele esta de olho na Televisão.

A polêmica é grande. E não há consenso. Será mesmo que os bebês podem ser expostos muito tempo à TV? Uns dizem que sim, por ser um estímulo positivo. Outros que não, porque seria fator de risco para desencadear, entre tantos problemas, déficit de atenção.
Apesar de inúmeros estudos, não há conclusões incontestáveis sobre os efeitos provocados pela TV na vida das crianças e dos adolescentes, que dirá na dos bebês.



Bom independente a TV aqui em casa é a forma de entretenimento, mais fácil aqui em casa, pois o Pedro ainda não frequenta a escola. Desta forma, nos preocupamos demais com a qualidade do que esta disponível para ele assistir, ou até mesmo ouvir nos momentos que esta brincando por perto.

Procuramos não assistir novela (aliás ultimamente, não ta valendo a pena nenhuma, vamos ser francas).
Telejornais, principalmente os policiais, esses nem pensar!

Aqui em casa, escolhemos claro desenhos infantis,  não temos assinatura de TV a cabo, e na TV Aberta, o único canal que tem algo com qualidade para eles, é a TV Cultura, então quase sempre deixamos na parte da manhã para ele assistir, e ele adora.

Vejam parte da programação infantil, da TV Cultura:

08:15 Super Fofos
08:30 Vila Sésamo
09:00 Quintal da Cultura
11:00 Bob, o construtor
11:30 Arthur
11:45 Cocoricó
12:00 Os Camundongos Aventureiros
12:30 Jakers! As aventuras de Piggley Wink
13:00 Os Sete Monstrinhos
13:20 Shaun, o Carneiro

Aqui em casa tem milhares de DVD, que pesquisamos sobre antes de assistir, levando em consideração o desenvolvimento mental, emocional e estímulos de aprendizagem.

Alguns sucessos:

Galinha Pintadinha, foi um dos primeiros, fez um sucesso tremendo,  mas hoje já não está mais entre os prediletos.




Patati - Patata, nossa esse é sucesso, campeão !



Baby Einstein - Disney -(Esse é todo em Inglês, para ir treinando)  utilizam música clássica, arte, linguagem, ciência, objetos reais e natureza para apresentar o mundo de uma forma mais divertida, contêm cenas reais e visualmente estimulantes de objetos, palavras, animais e brinquedos que representam o dia a dia dos pequenos.


Bebe Mais - Através das imagens reais encantadoras, brinquedos, bichos da casa, da fazenda e da floresta, utiliza músicas de Beethoven, Strauss, Chopin e as maravilhosas cantigas brasileiras com historinhas de animais.



Pocoyo - Adorável, ensina algumas coisas, também, gravamos em espanhol.




Barney e seus amigos - esse é bem recente, colocamos há uns 2 dias e esta curtindo muito, comemora e interage com o desenho.




BASICAMENTE QUE DIVERTISSE E EDUCASSE AO MESMO TEMPO!

Mas não quero e não acho devido utilizar esses recursos como babá eletrônica, criança precisa, explorar o mundo, ter suas próprias experiências, socializar, brincar muito e correr por ai! 




 
2 Comentários

2 comentários:

Tathy disse...

Aqui em casa a TV também fica ligada o dia inteiro. Mas não é só por causa da Ellis, eu mesma vejo muita TV. Como ela acaba ficando comigo, ela acaba assistindo meus programas também.
Eu acho que tudo pode, não vou poder ligar se ela assistir muita tv porque é o exemplo que ela tem né?
Mas, por enquanto ela ainda não passa o dia todo na frente da tv. E qdo tá passando programa dela, mesmo assim ao mesmo tempo ela brinca e anda pra lá e pra cá. As únicas coisa que prendem mesmo ela na frente da tv é o Mickey, o dvd do aniversário dela e por incrível que pareça, quando tô assistindo Glee.! Hahaha
Acho que moderação é a palavra de ordem no caso da tv, assim como com tudo né?
Beijos

Isabela Kanupp (Kira!) disse...

O problema maior não é nem tanto assistir os programas infantis na tv. O problema maior na minha opinião é as propagandas vinculadas entre esses programas, propagandas voltadas para o publico infantil o que é totalmente errado. E bom, a gente pode achar que não tem problema que a criança é novinha e não entende, só que quando a criança cresce com o hábito de assistir tv, e diariamente é massacrada com aquela quantidade de propagandas é prejudicial sim!
Enfim, a escolha aqui em casa é sem tv. Se ta na casa da avó, ou alguém assistindo até rola da Beatriz assistir um pouco, mas eu não uso como forma de distrair, a gente sai, passeia, ela faz as coisas comigo eu tento mante-la sempre participando daquilo que eu estou fazendo, e claro, sento e brinco com ela porque para eles é isso que importa!


Beijos
http://parabeatriz.blogspot.com

Postar um comentário

Adoro quando você comenta !

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Quem sou eu

Minha foto
Sou aquela que quer ter blog, mas não tem tempo para nada! Mas quando faço é com amor e carinho